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3 a 23 de dezembro de 2024
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de reconhecer a missão de divulgação dos arquivos e das suas atividades junto a vários públicos e desenhar um plano de ação de um serviço educativo de um arquivo que possa ser aplicado em vários contextos, incluindo à distância.
Este curso e-learning tem por objetivo:
• Reconhecer a difusão como função arquivística;
• Definir as noções de serviço educativo e comunicação no contexto dos arquivos;
• Planificar e executar atividades de divulgação dos documentos de arquivo;
• Elaborar um projeto de divulgação de documentos de arquivo no contexto presencial e remoto.
- Formador/Tutor: Sandra Patrício
Módulo 6 do Curso de Introdução às Técnicas Documentais (EL24_24) - 27 de novembro a 6 de dezembro de 2024
Este curso e-learning tem por objetivo:
- Reconhecer a importância da difusão da informação e situá-la no contexto profissional;
- Reconhecer o papel desempenhado pelos serviços e profissionais de I&D neste domínio.
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de dominar estratégias de recuperação, seleção e validação da informação em diversos ambientes e contextos.
- Formador/Tutor: Tatiana Sanches
Módulo 5 do Curso de Introdução à Arquivística (EL10_24) - 18 de novembro a 4 de dezembro de 2024
Este curso e-learning tem por objetivo:
- Contextualizar a comunicação como função arquivística;
- Contextualizar a comunicação no ordenamento jurídico português;
- Explicitar as regras de comunicação e de reutilização dos documentos;
- Caracterizar os diferentes mecanismos e ferramentas de pesquisa e acesso à informação;
- Promover a planificação das condições materiais da comunicação considerando a natureza do serviço, a documentação e os utilizadores;
- Auxiliar na identificação dos diferentes tipos de público e necessidades específicas;
- Identificar as principais etapas das da planificação de projetos de difusão da informação e de promoção do serviço.
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender a dimensão teórica e jurídica da comunicação em arquivos;
- Caracterizar as condições materiais da comunicação;
- Identificar estratégias de comunicação e difusão de acordo com os públicos e objetivos.
- Formador/Tutor: Hélio Balinha
- Formador/Tutor: Cristiana Freitas
Módulo 5 do Curso de Introdução às Técnicas Documentais (EL24_24) - 15 a 25 de novembro de 2024
Este curso e-learning tem por objetivo:
- Identificar exemplos e boas práticas no uso das tecnologias existentes e emergentes;
- Sensibilizar para questões de propriedade intelectual em ambiente web;
- Reconhecer a importância dos metadados para unidades de informação;
- Enumerar os principais módulos de um sistema integrado de gestão de bibliotecas;
- Caracterizar os principais sistemas de recuperação e difusão de informação;
- Identificar as vantagens do uso de sistemas de gestão e produção de conteúdos digitais.
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de relacionar as transformações e evoluções técnicas com as novas formas de acesso à informação, reconhecendo o contributo dos suportes tecnológicos de informação, identificar as principais ferramentas informáticas em uso em unidades documentais, tanto no que diz respeito ao tratamento documental como na produção e difusão de conteúdos em ambientes digitais.
- Formador/Tutor: Thiago Cunha
Módulo 4 do Curso de Introdução à Arquivística (EL10_24) - 30 de outubro a 15 de novembro de 2024
Este curso e-learning tem por objetivo:
- Clarificar a articulação do documento de arquivo com o sistema de informação e de conhecimento da organização no âmbito do apoio à administração;
- Entender a especificidade do documento eletrónico e o seu ciclo de vida;
- Especificar as características e elementos definidores de Sistemas Eletrónico de Gestão de Arquivos, assim como de sistemas de apoio à Preservação Digital.
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de:
- Reconhecer a importância da gestão de documentos eletrónicos;
- Diferenciar e caracterizar um documento de arquivo eletrónico;
- Compreender a importância da metainformação durante o ciclo de vida do documento eletrónico;
- Adquirir competências na organização de documentos eletrónicos;
- Identificar os principais atributos e componentes de um arquivo digital.
- Formador/Tutor: Bruno Castro Pereira
4 de novembro a 6 de dezembro de 2024
Este curso e-learning tem por objetivo dotar os formandos de ferramentas teóricas e práticas para que possam contribuir para melhorar e racionalizar a formação de utilizadores em literacia da informação e potenciar o uso dos recursos informacionais, no contexto da Ciência Aberta, nos serviços a que pertencem.
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de compreender os principais conceitos associados à literacia da informação, a sua evolução teórica e a aplicação prática, tendo em conta o contexto da Ciência Aberta. Com eles poderão refletir sobre a realidade dos serviços de informação a que estão ligados e conceber e aplicar estratégias pedagógicas para a formação dos utilizadores, particularmente em contextos do ensino superior, nos serviços e recursos das organizações a que pertencem.
- Formador/Tutor: Tatiana Sanches
28 de outubro a 27 de novembro de 2024
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de conhecer e aplicar ferramentas necessárias à catalogação de recursos bibliográficos de diferentes tipologias que apresentam uma maior complexidade de tratamento, com base em normas nacionais e internacionais previamente estabelecidas e entretanto atualizadas.
Este curso e-learning tem por objetivo:
- Identificar os recursos das bibliotecas de acordo com a terminologia atual;
- Aplicar os instrumentos normativos percebendo o que há de novo nas últimas atualizações;
- Compreender a aplicação da norma internacional de descrição bibliográfica (ISBD) refletindo sobre algumas das suas especificidades;
- Rever as formas de aplicação das normas nacionais para construção de pontos de acesso de autoridade (pessoa física e coletiva);
- Produzir descrições bibliográficas normalizadas e respetivos pontos de acesso com base em casos práticos mais complexos.
- Formador/Tutor: Marta Gomes
Módulo 4 do Curso de Introdução às Técnicas Documentais (EL24_24) - 23 de outubro a 14 de novembro de 2024
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de aplicar os princípios e técnicas necessários à análise de conteúdo, indexação e classificação de documentos.
O curso e-learning tem por objectivo:
- Identificar os assuntos principais de um documento
- Definir Indexação e reconhecer as suas etapas
- Compreender o papel da indexação nos catálogos: o acesso por assunto
- Indexar documentos textuais
- Conhecer os diferentes sistemas e linguagens de indexação
- Proceder à indexação de documentos utilizando linguagens controladas
- Conhecer os princípios teóricos da classificação documental
- Classificar documentos utilizando a CDU
- Formador/Tutor: Tatiana Sanches
Módulo 3 do Curso de Introdução à Arquivística (EL10_24) - 14 a 29 de outubro de 2024
Este curso e-learning tem por objetivo:
- Conhecer e aplicar as normas de descrição, propostas pelo Conselho Internacional de Arquivos (CIA), a diferentes unidades arquivísticas;
- Comparar as normas do CIA com outras propostas de normalização, em especial com propostas de definição de perfis de meta-informação para documentos de arquivo eletrónicos;
- Identificar categorias, objetivos, características e elementos de diferentes instrumentos de descrição e pesquisa;
- Compreender os fatores que condicionam as opções de descrição;
- Identificar os procedimentos de representação dos conteúdos;
- Reconhecer as vantagens e limitações da utilização da linguagem natural e das linguagens controladas;
- Reconhecer que a qualidade da análise de conteúdo garante a exaustividade e pertinência da recuperação da informação;
- Reconhecer a função das autoridades arquivísticas na análise documental;
- Distinguir os diferentes tipos de instrumentos de descrição e pesquisa.
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de:
- Apreender os conceitos de descrição arquivística e de descrição multinível;
- Reconhecer a descrição como um processo contínuo, que atravessa todo o ciclo de vida dos documentos, destacando a importância de efetuar descrições normalizadas e consistentes da documentação de arquivo;
- Compreender a relação entre a técnica de descrição multinível, o conceito de unidade arquivística e a organização de um sistema de arquivo/conjunto documental;
- Conhecer e aplicar as normas de descrição arquivística, para a elaboração de registos descritivos da documentação de arquivo e do seu contexto de produção;
- Identificar os meios e processos da análise de conteúdo em documentos de arquivo;
- Distinguir os diferentes tipos de instrumentos de descrição e pesquisa.
- Formador/Tutor: Rui Paixão
8 a 31 de outubro de 2024
Este curso e-learning tem por objetivo:
- Promover o pensamento crítico dos formandos relativamente a matérias técnicas;
- Dar a conhecer aos formandos os principais sistemas, internacionais e nacionais, de indexação e classificação;
- Exercitar as competências de organização da informação contextualmente.
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de indexar e classificar documentos, tendo por base orientações técnicas precisas, que irão conhecer, e adotando – criticamente - estratégias adequadas à forma como os utilizadores consomem informação científica atualmente.
- Formador/Tutor: Ana Inácio
Módulo 3 do Curso de Introdução às Técnicas Documentais (EL24_24) - 2 a 22 de outubro de 2024
Este curso e-learning tem por objetivo dotar os formandos das ferramentas necessárias à catalogação de recursos de tipologias diversas, a partir de normas nacionais e internacionais previamente estabelecidas.
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender os principais conceitos relacionados com a catalogação e identificar diferentes tipologias de recursos existentes nas bibliotecas;
- Saber utilizar as normas nacionais e internacionais para a catalogação;
- Realizar a catalogação normalizada de recursos bibliográficos.
- Formador/Tutor: Marta Gomes
Módulo 2 do Curso de Introdução à Arquivística (EL10_24) - 26 de setembro a 11 de outubro de 2024
Este curso e-learning tem por objetivo:
- Analisar criticamente e desenvolver instrumentos para a organização e avaliação;
- Conhecer as ferramentas teórico-práticas que permitam aos formandos planear, analisar, conceber e controlar sistemas de arquivo, nos domínios da captura, organização e avaliação da informação arquivística.
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de ter conhecimentos teóricos e práticos que lhe permitam compreender:
- O papel da informação/documentação de arquivo nos sistemas organizacionais independentemente do seu suporte;
- O processo de produção de documentos de arquivo e os mecanismos decorrentes deste acto diferenciador face a outros tipos de produção documental/informacional;
- As metodologias e práticas para a organização e avaliação da informação/documentação de arquivo em diferentes contextos históricos e em diferentes tradições arquivísticas
- Formador/Tutor: Joana Gomes
Módulo 2 do Curso de Introdução às Técnicas Documentais (EL24_24) - 23 de setembro a 1 de outubro de 2024
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de perceber o conjunto de procedimentos técnicos inerentes à gestão de coleções em bibliotecas ou centros de recursos.
Este curso e-learning tem por objetivo:
- Identificar um conjunto de conhecimentos teóricos e práticos destinados a conhecer a diversidade de espécies documentais;
- Definir os principais critérios e aplica-los à criação e desenvolvimento de coleções.
- Formador/Tutor: Tatiana Sanches
19 de setembro a 30 de outubro de 2024
Este curso e-learning tem por objetivo:
- Ler e transcrever as escritas portuguesas medievais e modernas;
- Identificar e compreender o sistema abreviativo medieval português;
- Identificar antropónimos e topónimos, abreviados ou por extenso;
- Identificar e interpretar correctamente os sistemas de numeração usados na documentação medieval e moderna;
- Dar a conhecer os instrumentos de apoio à leitura e interpretação dos textos (abreviaturas, vocabulário, antropo- e toponímia, etc.);
- Fornecer elementos de Cronologia histórica para datação crítica.
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de ler, compreender e transcrever documentos portugueses dos séculos XIII a XVII.
- Formador/Tutor: Susana Tavares Pedro
18 de setembro a 10 de outubro de 2024
Este curso e-learning tem por objetivo identificar, adquirir e aplicar as ferramentas necessárias para que no final do curso os formandos sejam capazes de aprender e aplicar eficazmente a terminologia, gramática e conceitos básicos de inglês relacionados com o atendimento nas bibliotecas e arquivos (utilizadores estrangeiros ou turistas).
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de conhecer e aplicar o chamado Inglês de sobrevivência, na área do atendimento e da informação turística nas bibliotecas e arquivos e centros de documentação.
- Formador/Tutor: Filipa Leite
Módulo 1 do Curso de Introdução à Arquivística (EL10_24) - 18 a 25 de setembro de 2024
Este curso e-learning tem por objetivo conhecer os conceitos e os princípios fundamentais da Arquivística, identificando as diferentes unidades arquivísticas, mas também as funções e o valor da informação arquivística.
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de:
- Situar a Arquivística no campo das Ciências da Informação
- Reconhecer a informação arquivística como um recurso de valor estratégico que deve ser gerido de modo a responder com eficácia às necessidades expressas e sentidas das organizações
- Reconhecer as responsabilidades, os princípios e os valores éticos dos profissionais da Informação
- Reconhecer o papel social das Associações Profissionais
- Formador/Tutor: Bruno Castro Pereira
Módulo 1 do Curso de Introdução às Técnicas Documentais (EL24_24) - 12 a 20 de setembro de 2024
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de:
- Conhecer os conceitos fundamentais no contexto dos serviços de informação e bibliotecas;
- Reconhecer a missão das diferentes tipologias de bibliotecas e a sua complementaridade na oferta global de informação;
- Identificar as competências específicas dos profissionais da informação;
- Compreender o enquadramento legal, ético e associativo dos profissionais da informação na sociedade actual.
- Formador/Tutor: Silvana Roque de Oliveira
12 de setembro a 16 de outubro de 2024
No final do curso e-learning, os formandos deverão ser capazes de:
- Identificar as principais instituições em Portugal que têm à sua responsabilidade arquivos de arquitetura;
- Distinguir os diferentes tipos de arquivos de arquitetura e a sua diversidade documental e material;
- Conhecer os alicerces teóricos que fundamentam o estabelecimento de uma política de aquisição de arquivos de arquitetura;
- Adquirir as competências inerentes à prática da avaliação de arquivos de arquitetura e conhecer a legislação que a fundamenta;
- Compreender como se efetua e quais as principais características, limitações e potencialidades na organização de arquivos de arquitetura, nas suas diferentes realidades;
- Reconhecer os critérios subjacentes ao desenvolvimento de instrumentos de descrição documental e utilizar adequadamente as normas para a descrição de arquivos de arquitetura;
- Determinar as principais causas de deterioração dos diferentes suportes existentes em arquivos de arquitetura e delinear eficazmente a estratégia para dar resposta adequada ao problema;
- Sistematizar os procedimentos inerentes aos diferentes utilizadores dos arquivos de arquitetura, as razões que estabelecem as respetivas condições de acesso e o objetivo primordial de disponibilização desta documentação ao público.
Este curso e-learning tem como objetivo apresentar e proporcionar aos formandos conhecimentos de natureza teórica, metodológica e prática no contexto dos arquivos de arquitetura, das suas tipologias, aquisição, avaliação, organização, descrição, conservação, acesso e difusão dos respetivos documentos. Pretende-se dotar os formandos das competências fundamentais, em simultâneo com uma capacidade reflexiva, crítica e problematizante, de âmbito especializado, preparando-os, deste modo, para a atividade profissional e científica no domínio dos arquivos de arquitetura.
- Formador/Tutor: Paulo Batista